Notícias

Atuação da Força Nacional de Segurança Pública é prorrogada nas cidades participantes do Em Frente, Brasil

publicado: 24/06/2020 11h35, última modificação: 24/06/2020 11h35
Permanência do efetivo faz parte das ações de enfrentamento à criminalidade violenta nas cinco cidades do projeto-piloto
BANNER_FORÇA_EM_FRENTE_BRASIL.jpeg

Brasília, 24/06/2020 - A atuação da Força Nacional de Segurança Pública foi prorrogada, por meio da portaria 339 publicada nesta quarta-feira (24) no Diário Oficial da União, por mais 180 dias nos municípios de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR), todos fazem parte do Em Frente, Brasil - projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com a portaria, a Força Nacional dará continuidade atuar nas ações de policiamento ostensivo, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, da segurança das pessoas e do patrimônio.

As operações terão o apoio logístico dos estados e municípios envolvidos, responsáveis por ceder a infraestrutura necessária aos profissionais da Força Nacional. O contingente segue um planejamento definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e não é informado por questões estratégicas.

Sobre o projeto -  O "Em Frente, Brasil" é uma política pública que materializa os objetivos e diretrizes da Política Nacional de Segurança Pública (PNaSP), criada pela Lei nº 13.675/18, e do Plano Nacional de Segurança Pública, instituído pelo Decreto nº 9.630/18. Ele consiste na articulação entre a União, os estados e os municípios para a redução da criminalidade violenta, por meio de um conjunto de ações de prevenção socioeconômica e repressão qualificada, planejadas em uma governança e gestão integrada.