Notícias

AVISO DE PAUTA: Ministério da Justiça, Banco Central e ACNUR lançam cartilha de informações financeiras para migrantes e refugiados

publicado: 06/11/2019 10h03, última modificação: 06/11/2019 10h03
aviso de pauta.png

Brasília, 06/11/2019 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Banco Central e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lançam, nesta quinta-feira (7/11), uma Cartilha de Informações Financeiras para Migrantes e Refugiados. A cartilha dá orientações sobre como abrir uma conta bancária, realizar operações de câmbio, enviar e receber recursos do exterior e contratar operações de crédito. Além disso, ensina a reconhecer os elementos de segurança das cédulas de Real e explica quais tarifas podem ser cobradas pelos bancos e como funciona o Sistema Financeiro Nacional.

A cartilha será distribuída em locais onde há grande fluxo de migrantes e refugiados, inicialmente nas versões em Português e Espanhol. Posteriormente, haverá versões em Francês e Árabe. O conteúdo também ficará disponível em formato digital nos endereços eletrônicos do Banco Central, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do ACNUR.

Evento: Lançamento da Cartilha de Informações Financeiras para Migrantes e Refugiados

Data: 7/11

Hora: 10h

Local: Banco Central do Brasil, Ed. Sede, Brasília – DF

Cobertura: Não é preciso credenciamento prévio de imprensa. Os recepcionistas do Banco Central são orientados a encaminhar os jornalistas para a assessoria de imprensa (fica no mesmo andar da entrada, fora da catraca). A assessoria fará o credenciamento, providenciará um crachá de imprensa e levará para o auditório.