Destaque

AVISO DE PAUTA: Guardas Municipais se reúnem para seminário inédito em Brasília (DF)

publicado: 10/06/2019 13h38, última modificação: 26/08/2019 12h33
O secretário Nacional de Segurança Pública participa da solenidade de abertura na terça-feira (11)
avisodepauta_site-1-002.png

Brasília, 10/06/2019 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), promove, de 11 a 13 de junho, em Brasília (DF), o “I Seminário Nacional de Guardas Municipais”.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, participa da solenidade de abertura, na terça-feira (11), às 9h30. O evento acontece no auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça. 

“Acreditamos que a segurança pública começa no município. Por isso, precisamos ouvir e, principalmente, diagnosticar o perfil das nossas guardas municipais. Desta forma, o seminário será o início de um canal direto de interlocução para recebermos as principais solicitações destas instituições, reconhecendo que elas são importantes como integrantes operacionais do Sistema Único de Segurança Pública do Brasil”, explica Theóphilo.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública pretende realizar, de maneira inédita, um diagnóstico que mostre quantitativamente e qualitativamente a segurança pública municipal e as guardas municipais do Brasil.

O evento, que reunirá os gestores das guardas municipais das capitais brasileiras, além de fornecer as orientações necessárias para o diagnóstico das guardas, trará como pautas de discussões: capacitação dos profissionais em parceria com os Institutos Federais de Tecnologia, reformulação de matriz curricular nacional de formação, captação de recursos, o papel dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e propostas de alterações legislativas pertinentes.

Participam ainda os gestores das guardas municipais de Paulista (PE), Cariacica (ES), São José dos Pinhais (PR), Ananindeua (PA) e Goiânia (GO), cidades que farão parte do projeto piloto de enfrentamento à criminalidade violenta, que será lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O seminário é uma iniciativa da Diretoria de Políticas de Segurança Pública (DPSP), via Coordenação Geral de Políticas para a Sociedade (CGPS), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Ao final do evento, as iniciativas serão materializadas por meio de documento formal entre a Senasp e os gestores presentes, que prevê ainda a instalação de um Grupo de Trabalho (GT) para condução de sugestões que se fizerem necessárias.

Serviço

Abertura do I Seminário Nacional de Guardas Municipais

Data: 11/06/2019

Hora: 9h15

Local: Auditório Tancredo Neves, 2º andar do Palácio da Justiça, Brasília (DF)