Notícias

Coronavírus: entrada de venezuelanos no Brasil está suspensa temporariamente

publicado: 18/03/2020 11h00, última modificação: 20/03/2020 15h02
Restrição visa dar efetividade às medidas de saúde adotadas para impedir a propagação do vírus
corona.png

Brasília, 18/03/2020 - A entrada de venezuelanos no Brasil está suspensa, por quinze dias, de forma excepcional e temporária, a partir desta quarta-feira (18). A Portaria n° 120 foi publicada no Diário Oficial da União, assinada pelos ministros da Casa Civil; Braga Netto, Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O prazo poderá ser prorrogado, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

A medida considera a declaração de emergência em saúde pública de importância nacional pela Organização Mundial da Saúde em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A restrição visa dar efetividade às medidas de saúde adotadas. Segundo a portaria, a restrição decorre da “dificuldade do Sistema Único de Saúde brasileiro comportar o tratamento de estrangeiros infectados e da dificuldade de impedir a disseminação do novo coronavírus”.

O tráfego do transporte de cargas e a execução de ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizadas pelas autoridades sanitárias locais segue liberado.

Acesse a Portaria na íntegra clicando aqui.