Notícias

Em Frente, Brasil é reconhecido como exemplo de combate à violência

publicado: 12/11/2019 15h14, última modificação: 12/11/2019 15h14
Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento conheceram o projeto em reunião com ministérios envolvidos
BANNER2.png

Brasília, 12/11/2019 – O “Em Frente, Brasil”, projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta, foi elogiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta segunda-feira (11). Em reunião com representantes dos dez ministérios envolvidos no projeto, o general Oscar Naranjo, ex vice-presidente da Colômbia e representante da Iniciativa de Segurança Cidadã do BID, se disse impressionado com a estrutura do “Em Frente, Brasil”. Segundo ele, o trabalho pode servir de exemplo para a América Latina.

“Hoje, o Brasil é um espelho para a América Latina. Essa política, que integra diversas áreas para combater a criminalidade, é um belo exemplo. Ela mostra que o governo entendeu que a violência é uma questão social, e não apenas de política”, afirmou Naranjo.

O “Em Frente, Brasil” conta com ações conjuntas entre União, Estados e Municípios no combate à criminalidade violenta em cinco cidades: Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).

“Em Frente, Brasil”

Lançado em agosto, o projeto visa promover uma nova estrutura para as políticas públicas em cinco cidades representando cada uma das cinco regiões do país. A proposta é combater a criminalidade violenta a partir da implementação de soluções customizadas às realidades regionais. Assim, a proposta alia medidas de segurança pública a ações sociais e econômicas para promover uma transformação das realidades por meio da cooperação e da integração, obtidas pelas parcerias firmadas entre governo federal com estados e municípios.

No âmbito da União, fazem parte do projeto-piloto os ministérios da Justiça e Segurança Pública; da Mulher, Família e Direitos Humanos; Economia; Saúde; Desenvolvimento Regional; Cidadania; Educação, além da Casa Civil, Secretaria de Governo, Secretaria-Geral da Presidência da República. No âmbito dos governos Estaduais e Municipais, as suas respectivas secretarias com simetria aos ministérios envolvidos.

Para saber mais sobre o “Em Frente, Brasil”, clique aqui.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Cidadania