Notícias

MJSP apresenta projeto Pró-Segurança em evento

publicado: 25/10/2019 10h09, última modificação: 29/10/2019 12h29
Evento reuniu militares e empresários da área de tecnologia e inteligência de segurança
Capturar.PNG

Brasília, 25/10/2019 - O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, participou na segunda-feira (21), em Fortaleza, da abertura do X Simpósio de Oficiais de Material Bélico da Polícia Militar. O secretário apresentou, para oficiais de todos os estados brasileiros e empresários, o portfólio de projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública que estão sob responsabilidade da Senasp. Theophilo destacou o “Pró-Segurança”, que tem por objetivo criar requisitos operacionais básicos para aquisição de materiais e equipamentos na área de segurança pública.

“A lógica é: quanto mais padronizado for o material, mais redução de custo nós teremos. Além, é claro, de qualificar os equipamentos, evitando que cada estado faça aquisições de maneira diferente. O Pró-Segurança propõe, portanto, uma significativa mudança de paradigmas quanto ao emprego de equipamentos mais adequados e de novas tecnologias na área de segurança, que poderão conferir, direta e indiretamente, uma melhor integração entre os órgãos de segurança pública”, explicou Theophilo.

De acordo com ele, a realização do evento, é importante para alertar aos empresários sobre os padrões que serão solicitados. “Neste importante Simpósio realizado pela Polícia Militar, onde várias empresas estão presentes para expor seus materiais já serão repassados alguns padrões que a Senasp, junto com o INMETRO, vai começar a exigir para que as empresas entrem preparadas nas próximas licitações”, reforçou.

Em seu discurso a tenente-coronel Maria Helena, comandante do Comando Logístico da Polícia Militar do Ceará, destacou da necessidade de se valorizar a área da logística. “Receber neste espaço praticamente todas as unidades da federação para o Simpósio, mostra a importância crescente desse ramo da logística.  E outra palavra-chave para qualquer área atualmente é gestão. E, dentre as ferramentas de uma boa gestão, está a correta aquisição de materiais que serão fundamentais para o sucesso ou fracasso de uma operação”.

Já o comandante Geral da PMCE, coronel Alexandre Ávila, reforçou que o Simpósio irá colaborar para o crescimento técnico da área. “Esse evento coroa um momento ímpar de desenvolvimento e profissionalização das PM’s de todo o país. Então, nesse contexto, esperamos que as discussões aqui incitadas deem os resultados pretendidos e crescimento técnico e pragmático para aplicação por nossas tropas na proteção das pessoas de todo o Brasil”, finalizou.

Ainda na solenidade de abertura, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, palestrou sobre a nova estratégia em Segurança Pública e falou sobre as parcerias firmadas com a Senasp, sendo uma delas, o projeto Big Data. “Estamos trabalhando em busca de manter essa parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Algumas ferramentas já foram entregues neste semestre, como o Big Data e Inteligência Artificial, e a Senasp está investindo para que continuemos fomentando esse trabalho para levar essa integração de dados para todo o país”, disse.

 Sobre o X Simpósio de Oficiais de Material Bélico da Polícia Militar 

Com realização até sexta-feira (25), na capital cearense, o encontro tem como objetivo promover a discussão e a troca de experiência entre as instituições policiais militares do Brasil, estudiosos, fabricantes, fornecedores e o Exército Brasileiro, através da Inspetoria Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM) e do Comando de Operações Terrestres (COTER).  O evento está dividido em câmaras temáticas, palestras voltadas aos profissionais de segurança pública, além de feira expositiva.