Notícias

Fórum, em Foz do Iguaçu (PR), discute estratégias de combate aos crimes transfronteiriços

publicado: 12/12/2019 14h10, última modificação: 12/12/2019 14h16
Resultados do Programa VIGIA e sucesso das operações integradas serão apresentados aos participantes do encontro
BANNER_VIGIA_13092019.png

Brasília, 12/12/2019 – Com o objetivo de discutir estratégias de combate aos crimes transfronteiriços, como contrabando e tráfico, agentes de segurança pública de todo o país, representantes do Executivo, Judiciário e Ministério Público participam, nos dias 17 e 18 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR), do II Fórum Nacional de Segurança nas Fronteiras, evento que faz parte da programação da XII edição do Seminário Tríplice Fronteira.

O Fórum é organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em conjunto do Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) e Receita Federal.

Com o tema “Programa VIGIA e as Operações Integradas nas Fronteiras”, a conferência de abertura, às 9h, será ministrada pelo coordenador-geral de fronteiras da Seopi/MJSP, Eduardo Bettini.

 A imprensa poderá acompanhar o Fórum de 8h30 às 11h.

Na ocasião, serão apresentados os resultados e estratégias do trabalho que, desde abril, evitou lucro de R$ 6 bilhões ao crime organizado.  O Brasil conta com cerca de 17 mil quilômetros de fronteiras com onze países.

O Programa VIGIA está presente no Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia. A expectativa é chegar a todos os estados fronteiriços até o início de 2020. 

De acordo com Bettini, o Seminário é a oportunidade para agentes de segurança e inteligência compartilharem resultados e experiências de suas atuações nas fronteiras brasileiras.

Também serão discutidos temas como a atuação dos órgãos de segurança nas fronteiras, perspectiva internacional de atuação na Tríplice Fronteira; Operações fluviais  e  os prejuízos à indústria e ao consumidor.

Serviço

II Fórum Nacional de Segurança nas Fronteiras

Imprensa poderá acompanhar o Fórum no dia 17/12 de 8h30 às 11h. 

Local: Auditório da Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR).  Av. Paraná, 3471, Foz do Iguaçu (PR).