Notícias

Inscrições abertas para a quarta edição do projeto Acordando na Escola

publicado: 31/10/2019 11h49, última modificação: 31/10/2019 11h49
Evento promove a troca de conhecimentos e experiências sobre prevenção e solução de conflitos
ENAPRESS.png

Brasília, 31/10/2019 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Escola Nacional de Prevenção e Solução de Conflitos (ENAPRES), promove a quarta edição do projeto “Acordando na Escola”. Será no dia 14 de novembro a partir das 9h30. 

O projeto tem o objetivo de realizar encontros e palestras para divulgar e criar um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências acerca dos métodos de prevenção e solução de conflitos, além de, estimular a solução de disputas fora dos meios litigiosos e convidar agentes públicos, advogados e professores para debates. 

A edição terá início com a palestra “Os Desafios dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos na Administração Pública”, ministrada pela juíza Valeria Lagrasta. Em seguida, contará com  palestra “Gerenciamento do Processo e o Acesso à Justiça”, com o juiz Marcus Onodera. 

O público-alvo são gestores públicos, representantes dos três poderes, representantes do Ministério Público da União e do Ministério Público dos Estados e do Distrito Federal, defensores públicos e advogados, agentes públicos de todos os poderes e esferas, coordenadores, professores e alunos universitários. 

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Interessados podem inscrever-se por aqui.

 

Sobre os palestrantes

Valeria Ferioli Lagrasta é Pós-graduada em Métodos de Soluções Alternativas de Conflitos Humanos pela Escola Paulista da Magistratura (2009); Formada em Mediação Judicial (“Mediation and the Judicial System”) e Negociação e Mediação Avançadas (“Negociation and Mediation Advanced”), pela Columbia University (2012 e 2013); Instrutora de técnicas autocompositivas e Políticas Públicas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Membro fundador da “Confederação Internacional de Mediação por Justiça”, com sede em Paris (França); Vencedora do VII Prêmio “Conciliar é Legal”, do Conselho Nacional de Justiça, na categoria Juiz Individual, com o projeto “Juiz Gestor de Resolução de Conflitos” (14/02/2017); Formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, atuando nos cursos de Formação Inicial  e de Aperfeiçoamento de Magistrados e de Formação de Formadores; Membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desde 23 de março de 2017 (Portaria nº 9.398/2017).

Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera é Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Largo São Francisco. É Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Obteve a aprovação em Master of Comparative Law pela Samford University, Cumberland School of Law. Doutor em Direito, sob orientação do Prof. Dr. Kazuo Watanabe junto à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo de São Francisco. Coordenador da Área de cursos e convênios internacionais da Escola Paulista da Magistratura. Juiz Formador da Escola Paulista da Magistratura. Membro do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais - CEBEPEJ. Membro do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão. Diretor-Adjunto de assuntos legislativos da AMB no período de 2011 a 2013. Secretário-Geral da Comissão de Análise do Projeto do Novo Código de Processo Civil instituída pela AMB. Bolsista pelo Ministério das Relações Exteriores do Governo do Japão para a formação de futuros líderes nikkeis da próxima geração (Gaimusho). Bolsista pelo Ministério das Relações Exteriores do Governo de Taiwan para a formação de líderes na América Latina. Visiting Foreign Judicial Fellow pelo Federal Judicial Center, Washington, D.C. (2015).

 

SERVIÇO

Evento: Acordando na Escola

Palestra:

“Os Desafios dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos na Administração Pública”, com a juíza Valeria Lagrasta.

“Gerenciamento do Processo e o Acesso à Justiça”, com o juiz Marcus Onodera.

Data: 14/11/2019

Local: Auditório Tancredo Neves – Localizado no 2º andar do Edifício-sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Horário: 9h30