Notícias

Ministério da Justiça e Segurança Pública inicia elaboração da Política Nacional de Inteligência de Segurança Pública

publicado: 22/11/2019 16h17, última modificação: 22/11/2019 16h19
Proposta segue para análise e sugestão das Agências de Inteligência das Unidades Federativas
seopi_bannersite_15042019.jpg

Brasília, 22/11/2019 - Agentes públicos de todo o país, com notório saber em Inteligência de Segurança Pública, discutiram entre os dias 18 e 22 de novembro, a construção da Política Nacional de Inteligência de Segurança Pública (PNISP). O encontro foi coordenado pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

A PNISP visa harmonizar a atividade de Inteligência de Segurança Pública e Defesa Social às diretrizes da Política Nacional de Inteligência (PNI) e ao modelo de funcionamento agora definidos pelo Sistema Único de Segurança Púbica (Susp) e da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), por meio da Lei 13.675, de 11 de junho de 2018.

O trabalho foi dirigido pela Coordenação de Doutrina e Capacitação/DINT, e contou com a presença de profissionais de Inteligência de Segurança Pública de todas as regiões do país, entre representantes das Polícias Civil, Federal, Militar, Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A proposta segue para análise e sugestões das Agências de Inteligência das Unidades Federativas antes de ter sua versão final publicada.

seopi.jpeg