Notícias

Ministério faz parceria com União Europeia para segurança de fronteiras e combate a Covid-19

publicado: 22/06/2020 13h25, última modificação: 22/06/2020 15h20
Novo programa de Gestão Integrada de Fronteiras na América Latina doou termômetros e máscaras para Polícia Federal
banner-eurofront.jpeg

Brasília, 22/06/2020 – Uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com organismos internacionais reforçará a segurança nas fronteiras, o combate ao Covid-19 e o enfrentamento ao crime de tráfico de pessoas. Denominado EUROFRONT, o novo programa de Gestão Integrada de Fronteiras na América Latina, patrocinado pela União Europeia, doou, nesta quinta-feira (18), 80 termômetros infravermelhos e 2.160 máscaras N-95 para a Polícia Federal, vinculada ao MJSP, e para Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR).

O objetivo é reforçar a proteção dos agentes públicos que atuam na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai durante a pandemia do coronavírus. O projeto de cooperação foi apresentado na última segunda-feira (15), em reunião de videoconferência com o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, com participação do ministério (Polícia Federal, Secretaria de Operações Integradas e Nacional de Justiça, e Assessoria Internacional).

Dedicado a contribuir para maior segurança, respeito e proteção aos direitos humanos, bem como para o desenvolvimento social e econômico na região, o EUROFRONT terá quatro anos de duração e foco na gestão das fronteiras em quatros postos fronteiriços na América Latina e no enfrentamento ao crime de tráfico de pessoas.

O Programa é implementado no Brasil pela Agência das Nações Unidas para as Migrações (OIM Brasil) com a Organizzazione Internazionale Ítalo-Latino-Americana (IILA) e a Fundação Internacional e Ibero-americana de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP).