Notícias

MJSP e FIESP criam Grupo de Trabalho para prevenção de roubo de cargas e produtos

publicado: 24/06/2020 12h58, última modificação: 24/06/2020 13h08
Implantação do GT faz parte do acordo de cooperação técnica assinado pelo Ministério e a entidade
BANNER_FIES_ROUBO_DE_CARGAS.jpeg

Brasília, 24/06/2020 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) instituíram um Grupo de Trabalho para realizar estudos e elaborar projeto de cooperação em prevenção de roubo e rastreabilidade de cargas e produtos. A portaria foi publicada no último dia 16, na edição extra do Diário Oficial da União.

O GT será composto por representantes do gabinete do Ministro, diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da secretaria Executiva, Secretaria de Operações Integradas, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Consultoria Jurídica. O grupo terá o prazo de 90 dias, podendo ser prorrogável, para conclusão de suas atividades e consolidação do relatório final que deverá ser apresentado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.

A criação faz parte do acordo de cooperação técnica assinado entre as instituições no ano passado, que inclui parcerias público-privadas para a construção de penitenciárias; cursos de formação profissional nos presídios; aliança nacional para o treinamento e combate a crimes cibernéticos; frente nacional de prevenção e combate ao roubo de cargas e iniciativas de rastreabilidade de produtos e cargas.