Notícias

MJSP lança site sobre Gestão de Processos do Ministério

publicado: 12/05/2020 16h48, última modificação: 12/05/2020 16h48
gestãodeprocessos_e-mailmkt_23042020_Prancheta 1-01 - Copia.png

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Coordenação-Geral de Gestão Estratégica e Inovação Institucional (CGGE), da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) lança o site sobre Gestão de Processos do Ministério. A criação faz parte de umas das entregas do projeto estratégico da Secretaria-Executiva “Instituição de modelo de Gestão de Processos no MJSP”, vinculado ao Planejamento Estratégico Institucional 2020-2023, do MJSP.

O site de Gestão de Processos visa reunir as principais informações sobre o tema no âmbito do MJSP, para que os servidores obtenham acesso às principais informações, notícias e ferramentas que possam auxiliar no seu dia a dia e aprimorem o seu conhecimento sobre o assunto , como:

  • Cadeia de Valor do MJSP e a arquitetura de processos;
  • Informações sobre a atual metodologia de Gestão de Processos;
  • Informações sobre o projeto estratégico “Instituição do Modelo de Gestão de Processos do MJSP”;
  • Histórico de trabalhos realizados em gestão de processos ao longo dos últimos anos;
  • Informações sobre capacitações realizadas e material didático; e
  • Contatos da equipe técnica da CGGE.

Para conhecer o site, acesse aqui.

Saiba mais sobre os produtos relativos ao ciclo do Planejamento Estratégico 2020-2023 clicando aqui.

 

O que é Gestão de Processos? 

O Processo é uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados, segundo o manual BPM CBOK 3.0 (Business Process Management Common Body Of Knowledge).

Processos estão presentes em todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas. Em linhas gerais, a execução de um processo envolve as seguintes etapas: a geração de um insumo, que pode ser originado por um fornecedor interno ou externo; a execução de uma série de atividades, no âmbito do órgão que irá agregar valor ao insumo e a entrega de um produto ou serviço ao cliente final.

A responsabilidade regimental pelo tema “Gestão de Processos” é da CGGE.

Mais informações sobre a equipe podem ser obtidas na aba “Sobre” do site. Para dúvidas, sugestões, críticas e elogios utilize o campo destacado na página principal do site. A colaboração de todos é fundamental para o aprimoramento do site e de todo o seu conteúdo.