Notícias

MJSP realiza visita técnica em órgãos de segurança dos Estados Unidos

publicado: 30/10/2019 15h16, última modificação: 30/10/2019 15h16
O objetivo foi buscar subsídios para implementação de novas técnicas de gestão e capacitação operacional
WhatsApp Image 2019-10-30 at 15.04.12.jpeg

Brasília, 30/10/2019 – Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e secretários de segurança pública dos estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Piauí e Rio Grande do Norte estiveram nos Estados Unidos, entre 23 e 27 de outubro, em visita técnica ao órgãos locais de segurança das cidades de Indianápolis e Chicago. O grupo acompanhou também o trabalho do Federal Bureau of Investigation (FBI) nessas cidades e participou da 126ª Conferência e Exposição Anual da IACP – International Assocation of Chiefs of Police. As reuniões tiveram como objetivo subsidiar a implementação de novas técnicas de gestão e capacitação operacional, por meio de projetos inovadores e eficientes, que as cidades americanas utilizam em sua segurança pública.

“Diante do que nos foi apresentado nesses dias de visita técnica em Inadianápolis e Chicago, os secretários brasileiros puderam avaliar as nossas possibilidades e limitações. Mas também nos abriu o horizonte sobre o comando e controle das nossas atividades de segurança pública”, destacou o secretário Nacional de Segurança Pública adjunto, Freibergue Nascimento.

WhatsApp Image 2019-10-30 at 15.04.11.jpeg

Na agenda da comitiva, na sede da Indianapolis Metropolitan PD, foi possível conhecer as forças tarefas que operam na investigação de crimes financeiros e crime organizado; unidade de homicídios; análise de dados de inteligência e análise balística. Também foi realizada uma apresentação sobre o uso de drones na segurança pública.

O grupo esteve presente também no Fusion Center de Indianápolis, o qual concentra todos as forças de segurança do Estado, além de algumas federais, como o FBI. O centro produz conhecimento para o combate a crimes violentos, organizações criminosas, alguns casos de corrupção, contra terrorismo. Já em Chicago, a visita aos órgãos de segurança destacou a força-tarefa em área de tráfico de drogas de alta intensidade, o crime organizado e combate às organizações criminosas.