Notícias

Programa "Se liga Consumidor" traz dica da plataforma consumidor.gov

publicado: 16/12/2019 15h32, última modificação: 16/12/2019 18h22
O programa quinzenal “Se liga, consumidor!” é uma parceria do MPDFT com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).“O consumidor.gov.br é um serviço público, transparente, simples, rápido. Participe!”
MINIATURA DANIELE.png

Brasília, 16/12/2019 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), realiza o programa "Se liga, Consumidor!", que visa desenvolver ações de educação para o consumo.

Você conhece o consumidor.gov.br? É um serviço digital, público e gratuito, por meio do qual consumidores e empresas podem solucionar conflitos de consumo de forma fácil e direta. No programa desta semana, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, Daniele Cardoso, fala sobre a plataforma.

Em atividade desde 2014, o consumidor.gov.br já registrou mais de dois milhões de reclamações. Funciona assim: a empresa contra a qual o consumidor quer reclamar precisa estar cadastrada na plataforma. Após o registro da reclamação, a empresa tem 10 dias para responder; e, em seguida, o consumidor tem 20 dias para avaliar se a solução foi satisfatória.

Mais de 500 empresas, de diversos segmentos, já fazem parte do serviço. Ao aderir, elas se comprometem a investir esforços para solucionar os problemas apresentados no prazo. O índice de solução de conflitos é superior a 80%.

“O consumidor.gov.br é um serviço público, transparente, simples, rápido. Participe!”, convida Daniele. Além do site, ele também está disponível em aplicativo para IOS e também para Android.

O programa quinzenal “Se liga, consumidor!” é uma parceria do MPDFT com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Trata-se de uma série de vídeos curtos, com linguagem fácil e objetiva, em que especialistas no tema tratam do dia a dia das relações de consumo e esclarecem dúvidas sobre os direitos básicos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

Veja o programa na íntegra clicando aqui